segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mas afinal de contas, o que é e como é o Ramadan?


Eu sempre consulto as estatísticas do meu blog e, uma coisa que me chama muito a atenção é a lista de palavras-chaves usadas em pesquisa pela net através da qual meu blog é localizado (coisa de blogueira né?).

E eu venho notando que, naturalmente, nos últimos dias tem aumentado o número de pesquisas à respeito do Ramadan.

Levando isto em consideração, e também o fato de que meu blog é muito procurado por pessoas que estão querendo aprender sobre o Islam de verdade, seja por interesse pessoal ou porque estão se preparando para se reverter ao Islam, eu decidi escrever este post, beem simplificado, em formato de perguntas e respostas, para explicar um pouquinho do que é o Ramadan, e como ele acontece em si.

Então vamos lá! Yalla bina!

Acho que a primeira pergunta que deve ser respondida é: O QUE É O RAMADAN?

O Ramadan é um dos meses do calendário islâmico, que é lunar e cujos meses duram 29 dias. Este é o mês sagrado para nós muçulmanos no mundo todo e é sagrado porque foi no mês de Ramadan que o Alcorão foi revelado por Allah, Louvado seja, ao Profeta Muhammad (saws), através do Arcanjo Gabriel.

Celebramos o Ramadan como comemoração pela revelação do Alcorão, o último dos Livros Sagrados de Deus, a revelação para toda a humanidade, e um verdadeiro milagre em forma de livro, um milagre por si só.

COMO ACONTECE O RAMADAN?

Nós jejuamos durante os 29 dias do mês de Ramadan.

O jejum é feito da seguinte maneira: comemos o Zuhur, um café da manhã bem reforçado, antes da oração da alvorada, o Salat Fajr, todos os dias. O Fajr entra normalmente por volta das 05:15 hs. (lembrando que o horário da oração varia de dia para dia conforme a posição do sol no céu), o que quer dizer que deveremos estar plenamente alimentados e saciados de água até a hora da oração.

Quando entra o Fajr, nós fazemos a ablução (purificação com água), rezamos e iniciamos o jejum.

Isto quer dizer que ficaremos sem consumir água, e sem nos alimentarmos, e sem colocar nada na boca (cigarro, remédios, nada, salvo em casos de extrema necessidade de horário de medicamentos em que o horário não pode ser alterado) até a quebra do jejum.

A quebra do jejum acontece depois da oração do crepúsculo, o Salat Maghrib, que entra normalmente por volta das 17:50 hs.

Então quebramos o jejum com água, é sunnah também comer tâmaras, em seguida rezamos, e depois da oração nos alimentamos.

Depois da quebra do jejum podemos nos alimentar e beber água naturalmente.

Mas é sempre recomendável o equilíbrio e a moderação. Sabem tem muitas pessoas que engordam no Ramadan! Isto não é recomendado e não faz bem para a saúde, e se não faz bem para a saúde, então é ilícito porque cuidar da saúde e ter vida saudável é também uma forma de louvar à Deus.

O JEJUM É PENITÊNCIA?

Não, de forma alguma! O jejum não é penitência mas sim oferenda à Allah e mais do que isto lembrança e um meio de se lembrar das dádivas com que Allah nos agracia. Além disso o jejum é também da alma, da língua, das más ações e maus pensamentos, um momento de se desprender das coisas desta vida e lembrar-se de Deus.

ALÉM DO JEJUM, O QUE MAIS CARACTERIZA O RAMADAN?

Também temos o Tarawih, a oração dos dias do Ramadan, que é realizado todos os dias depois do Salat Isha, a oração da noite.

O Tarawih consiste em 8 ou mais PARES DE RAKÁS. Raká é o conjunto de movimentos da oração islâmica, que inclui prostração, inclinação, e as recitações da surata Al Fatiha (a surata de abertura do Alcorão) e mais outras suratas.

O Tarawih é como se rezássemos 8 Salats Fajrs juntos, já que o fajr é feito com duas rakás, e em cada uma delas se faz o tashahud e a saudação final.

Além do Tarawih, é sunnah ler o Alcorão durante o mês de Ramadan, refletir sobre a Mensagem de Allah, e fazer as orações em comunidade nas mesquitas.

Nas últimas 10 noites do mês de Ramadan acontece a Noite do Decreto, a noite em que houve o princípio da revelação, e só Allah Louvado seja e o Profeta (saws) sabem com exatidão qual é esta noite. Portanto nas últimas 10 noites do mês nós muçulmanos rezamos a noite do decreto nas mesquitas em congregação e a noite inteira.

QUANDO TERMINA O RAMADAN?

O Ramadan termina no dia 29 do mês de Ramadan, que este ano coincide com o dia 29 de agosto do calendário gregoriano, no EID AL-FIRTH, o dia mais importante do calendário islâmico, um dia de confraternização nas mesquitas do mundo todo, um dia em que há um lindo banquete e todos são convidados a participar, e um dia em que as crianças ganham presentes e as cidades dos países onde há maioria islâmica brilham com as luzes das lanternas do Ramadan e com as pessoas na rua.

É altamente recomendável praticar a caridade durante o mês de Ramadan, rezar em comunidade, compartilhar, convidar as pessoas para o iftar, a quebra de jejum, e reforçar os laços da comunidade islâmica.

É uma ocasião de visitas à família, de união das famílias, e sobretudo de se lembrar de Allah, louvar a Allah , fazer orações e leituras do Alcorão.

Basicamente, este é o Ramadan! Espero que seja útil para quem está aprendendo sobre o Islam, eu posso ter me esquecido de algum detalhe que eu queira comentar, mas se fiz isto eu comento nos próximos posts, tá bom? =)

Salam!

Ramadan Kareen!



Nenhum comentário: